segunda-feira, 7 de julho de 2014

Redes sociais podem incentivar uso de drogas e álcool

Fotos de amigos alcoolizados e drogados influenciam comportamento de adolescentes


Adolescentes que usam sites como Facebook têm mais chances de se tornar dependentes de drogas e álcool, aponta um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Os cientistas entrevistaram mais de 2.000 jovens, entre 12 e 17 anos, por meio da internet ou telefone, e descobriram que usuários de redes sociais são cinco vezes mais propensos a fumar cigarro e possuem três vezes mais chances de exagerar na bebida ou se envolver com entorpecentes.
A pesquisa americana sugere que a exposição a fotos de amigos bêbados, por exemplo, é a grande razão pela qual esses adolescentes começam a beber. O mesmo acontece com as drogas e com o cigarro.
Segundo dados do levantamento, 40% dos entrevistados têm acesso a esse tipo de material nas redes sociais todos os dias. Metade dos voluntários ainda afirma ter visto fotos de amigos bêbados, desmaiados ou usando drogas antes mesmo de completaram 13 anos, idade mínima para se cadastrar no Facebook.  
"A relação das imagens com o risco de abuso de substâncias ilegais é clara. Uma foto vale mais do que mil palavras", explica Joseph Califano Junior, fundador e conselheiro do Centro Nacional de Dependência e Abuso de Drogas, uma instituição ligada à Universidade de Colúmbia, além de ex-secretário de Saúde, Educação e Bem-estar dos Estados Unidos.
Para Califano, é preciso que as redes sociais criem mecanismos para impedir que adolescentes publiquem fotos com bebidas ou drogas em seus perfis. O especialista ressalta ainda que em geral as famílias estão alheia a essa situação. Em uma pesquisa anterior realizada com 500 pais americanos, 86% disseram não acreditar que sites do gênero possam influenciar negativamente o comportamento de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário