segunda-feira, 28 de abril de 2014

Luz no Fim do Tunel



Essa semana, eu conheci o Jonathan Alves Saraiva, um jovem de 22 anos que aos 14 anos se tornou dependente químico, e aos 15 se atolou no crack. Há quatro anos ele está limpo, constituiu família e vem desenvolvendo um trabalho social dos mais importantes. Apesar da pouca idade, a experiência do Jonathan é de arrepiar e seu trabalho tem ajudado muitos dependentes químicos e, consequentemente, muitas famílias.
Este jovem está tentando trazer para Guaíba o programa Desafio Jovem, que há mais de duas décadas trata e recupera dependentes químicos na sede localizada no município de Três Coroas. Eu li o projeto e me informei antes de me manifestar aqui na Coluna. É um trabalho eficiente, bem estruturado, feito com responsabilidade e apoio de profissionais da área da Saúde.
Aqui na Aldeia, o Jonathan atua com o programa Café Convívio, realizando encontros com dependentes químicos e seus familiares que querem se livrar do pesadelo das drogas. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, às 20 horas, na Igreja Assembleia de Deus Ministério Restauração, na Rua 4, número 330, no Bairro Primavera. O telefone de contato é (51) 8478.3600.
O presidente da Câmara de Guaíba, vereador Alex Medeiros, prometeu trabalhar para viabilizar a implantação do Desafio Jovem em Guaíba, em imóvel localizado no Interior, que já tinha sido doado ao Município e devolvido sem uma explicação plausível. Daquelas coisas de cair os butiás dos bolsos.
Eu peço às lideranças de Guaíba que se envolvam nesta luta, pois o uso e o tráfico de drogas é o maior problema social do Município e este projeto é uma luz no fim do túnel, pois tem espaço para ajudar famílias de baixa renda que estão sofrendo muito com o drama das drogas.
Além da oportunidade de tratamento por meio do projeto, entendo que o depoimento do Jonathan é muito importante na luta pela prevenção. Sempre digo que não adianta colocarmos tias e tios bondosos e ingênuos a falar sobre drogas aos jovens. É preciso apresentar à gurizada depoimentos verdadeiros e fortes de quem já esteve no fundo do poço, deixando bem claro o que acontece depois do “barato” das drogas.
Levem fé no trabalho do Jonathan Saraiva, não se trata de ajuda para ele, pois já se livrou e hoje é chefe de família, estou falando de luz no fim do túnel. Esta mensagem é para a Prefeitura, Câmara de Vereadores, clubes de serviços, empresas e instituições que acreditam no ser humano.


Reportagem do dia 22/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário